Migrações e cultura indígena. Ensaios de arqueologia e etnologia do Brasil

as peças de finalidade religiosa, as peças destinadas a enterramentos. O oleiro já não gravava, apenas o desenho rupestre, que aprendera a riscar, com o sílex, no teto e na parede das cavernas, nas pedras e barrancos dos caminhos. Impressionava-se com as cores e os ruídos da natureza, e procurava distingui-los, verificar de onde eles vinham incomodar o seu sono na solidão. Desta percepção, resultou que os seus sentidos começaram a se apurar pela vista, e a se manifestar pela habilidade da mão e dos dedos. E a tabatinga é o material preciso, plástico e dúctil, que aparece na hora exata em que os sentidos se acham aptos à função criadora. E surgem os traços em reta, os círculos, os pontos, inspirados pelo tecido de certas plantas, e ainda a reprodução de alguns animais, que vivem na floresta ou que o homem começa a domesticar. O desenho singelo vai adquirindo formas mais ricas, círculos, traços, que se compõem, reproduzindo coisas ou cenas da vida, conforme o grau de sensibilidade de cada grupo ou as circunstâncias em que a cultura se desenvolveu.

A cerâmica sendo uma arte inicial e muito antiga, resulta de uma técnica já hoje perfeitamente vulgarizada. É bem a arte de utilizar a argila na confecção de objetos, tanto do uso doméstico, como religioso, funerário ou propriamente decorativo. Pode ser feita com pasta porosa ou pasta impermeável. À primeira pertencem os

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