Sílvio Romero, sua formação intelectual, 1851-1880, com uma indicação bibliográfica

A discussão foi demorada e, afinal, dois de seus membros — Pedro José de Abreu, do Conselho Diretor, e monsenhor Fonseca Lima, Reitor do Internato — votaram vencidos.

Foi esta, em sua íntegra, a proposta enviada ao Imperador:

"Externato do Imperial Colégio de Pedro II, em 17 de janeiro de 1880. A Comissão encarregada de julgar do mérito dos candidatos às cadeiras de Filosofia no Imperial Colégio de Pedro II, considerado o parecer dos examinadores sobre a prova escrita, tese, defesa desta e prova oral, bem como a classificação dos mesmos candidatos, formulou seu juízo definitivo em virtude do qual tem a honra de propor ao Governo Imperial — em 1.° lugar, o bacharel Silvio Romero — em 2.° lugar, ex aequo, o Dr. Rozendo Munia Barreto e o bacharel Antonio Luiz Melo Vieira — em 3.° lugar, o cônego José Gomes Azambuja Meireles e em 4.° lugar o bacharel Joaquim Jeronimo Fernandes da Cunha Filho. Deus guarde a V. Ex. Ilmo. e Exmo. Sr. Conselheiro Dr. Francisco Maria Sodré Pereira, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império — José Bento da Cunha e FigueiredoMonsenhor José Joaquim da Fonseca Lima, vencido quanto à classificação — Dr. Cesar MarquesPedro José de Abreu, vencido quanto à classificação — José Joaquim do CarmoDr. Nuno de Andrade"(297). Nota do Autor

* * *

Triunfante embora, e pelo modo insofismável por que o fora, com superioridade manifesta, em duas provas pelo menos, sobre os outros concorrentes, a vitória de Silvio se tornava ainda dependente da "sabedoria" imperial.

Sílvio Romero, sua formação intelectual, 1851-1880, com uma indicação bibliográfica - Página 300 - Thumb Visualização
Formato
Texto