escamas de caraté bem mereceria um estudo aprofundado que esclarecesse o papel representado, na etiologia das diversas formas da doença, pelas espécies de cogumelo encontradas.
Nestes últimos anos o ilustre tropicalista e micólogo Sr. Aldo Castellani teve oportunidade de investigar casos catalogados no México, na América Central, na Colômbia e na Venezuela como pinta, caraté ou cute. Dessas investigações resultou a convicção de que a todos esses nomes vulgares corresponde, não uma entidade nosológica única e autônoma, mas uma série de dermatoses parasitárias ou não, confundidas como manifestações diversas dum tipo mórbido único. Assim em alguns casos se tratava duma variedade de pityriasis versicolor que Castellani há muito descrevera sob o nome de pinea flava e que é produzida pela Malassezia tropica. De outras vezes, considerou Castellani que as placas de acromia e de hiperpigmentação representavam, respectivamente, apenas leucodermia e cloasma brônzeo não parasitários. De outros casos em que havia manchas com aspecto de cloasma brônzeo, isolou Castellani o Cladosporium mansoni, agente etiológico da chamada tinea nigra. Em conclusão, provisoriamente, Castellani considera que a pinta amarela compreende pelo menos duas afecções, tinea flava e a pinta amarela sensu stricto, não parasitária e provavelmente de origem trífica; que a pinta negra compreende pelo menos: a) manchas não parasitárias de cloasma brônzeo tendendo mais ou menos para coloração azulada e das quais numerosas formas de cogumelos saprófitos podem ser isoladas; b) manchas hiperpigmentadas produzidas por tricófitos e cogumelos próximos que muitas vezes, nos casos crônicos, têm uma ação perturbadora sobre os processos de pigmentação da pele; c) manchas de tinea nigra produzidas pelo Cladosporium mansoni; e, por fim, que a pinta branca compreende de um lado leucodermias não parasitárias, de outro lado manchas brancas associadas ou consecutivas a infecção por tricófitos e malassézias.
Dum caso de pinta negra isolou também Cifferi recentemente uma nova espécie de dermatiácea, o Acrothecium nigrum, que considera seja talvez idêntico à Mantoyella bodini de Castellani.
Da enumeração das pesquisas mais notáveis realizadas pelos métodos modernos de investigação micológica, se conclui que a pinta ou caraté não pode ser considerada uma entidade mórbida individualizada e autônoma de unívoca etiologia nem mesmo um síndromo definido correspondendo a doenças diversas, mas que esses termos se aplicam a várias