Rondônia

Prefácio da segunda edição

CONSAGRA o autor estas primeiras linhas da segunda edição da Rondônia aos que tiveram a bondade de se ocupar com a primeira: fosse para elogiá-la ou para apontar, de boa-fé, os seus defeitos. Agradece de coração a uns e outros. E, como não pode, nominalmente, citar cada qual, pede a todos que o considerem infinitamente reconhecido, pela atenção que concederam à "filha caprichosa" do seu entusiasmo.

Este livro, que teve a boa sorte que receber apoio dos maiores nomes da ciência e das letras nacionais, e encontrou no estrangeiro acolhida muito honrosa, é filho de uma sincera dedicação.

Não foi escrito para satisfazer a preocupações literárias; nem traçado no aconchego de confortável gabinete, entre outros livros, à luz carinhosa duma lâmpada, amortecida à feição das necessidades do trabalho...

Foi nascendo pelas quebradas úmidas das serras, pelos caminhos marulhentos dos rios, nos areais desolados.

Só por isso, quando por mais não fosse, mesmo sem levar em conta as imperfeições insanáveis da própria origem, deve ele contar, nas modestas páginas, erros e deficiências.

Ainda mesmo desprezando o texto, restam os documentos gráficos, que retratam os recantos naturais da terra da Rondônia, a vida dos seus homens primitivos e,

Rondônia - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto