A raça de Lagoa Santa - velhos e novos estudos sobre o homem fóssil americano

ancestral, física e cerebralmente. A questão suprema para a humanidade diz Th. Huxley, "é a determinação do lugar ocupado pelo homem na natureza, e em que relação ele está com o conjunto das cousas".

O autor da Hologênese, G. Colosi nos vai dar sua opinião a respeito, dizendo-nos: "Uma forte corrente, e é também aquela que eu sigo, nega que o homem seja derivado dos símios antropomorfos e estes de outros símios; mas penso que o homem como outros primatas deriva de antepassados remotíssimos comuns nos quais não seria possível reconhecer, nem um nem os outros. A diversificação entre as várias espécies e entre os diferentes agrupamentos de primatas se teria dado nos tempos em que todos os vertebrados se achavam talvez em estado pisciforme; mais tarde também cada espécie, retilínea e lentamente, teria adquirido os caracteres hodiernos. Deste modo, dizer que o homem deriva dos símios seria outro tanto errado como dizer que os símios derivam do homem. Ter-se-ia procedido conforme o esquema ao lado.

Então, o homem não teria passado por todos os estados que lhe são inferiores ou que atualmente lhe são mais próximos.(7) Nota do Autor

Segundo Daniel Rosa, as causas da evolução são um todo único com as causas da vida: a variação seria uma propriedade de matéria vivente.

Os fatores da evolução são implícitos nos organismos. As causas externas não provocam nem dirigem a evolução. O ambiente externo oferece só as condições da vida e, portanto, as condições para os desenvolvimentos evolutivos das espécies; ele elimina as espécies inadaptadas. A seleção natural não tem,

A raça de Lagoa Santa - velhos e novos estudos sobre o homem fóssil americano - Página 33 - Thumb Visualização
Formato
Texto