a embriologia, a anatomia comparada, etc., nos fornecem como provas flagrantes do parentesco das formas vivas.(5) Nota do Autor
E continua o eminente mestre:
"De resto, aos ortodoxos em matéria religiosa fica ainda vasto terreno para afirmação de pontos de vista criacionistas. O transformismo não desvenda os mistérios da aparição da vida, da própria essência da vida, e misterioso permanece até o mecanismo íntimo das variações. A ortodoxia mais firme pode bem conciliar o moderno transformismo com a doutrina de Santo Agostinho, segundo a qual cabe distinguir entre opus creationis e opus formationis, tendo Deus criado os seres vivos apenas em gérmen, em possibilidade, potentialitier, in fieri".(6) Nota do Autor
Os sábios discutem ainda a maneira ou o processo dessas transformações que originam novas espécies; para uns lentas, contínuas e permanentes com intermediários; para outros bruscamente, transformações intermitentes e descontínuas, sem formas intermédias.
Dentre as modernas doutrinas está a da hologênese, ou gênese global, segundo a qual não houve um nem vários centros de origem humana, senão que, num dado momento, o homem pôde surgir em toda a terra ao mesmo tempo.
O homem é, zoologicamente, um animal como qualquer outro, que progrediu de uma forma pitecoide