Problemas de política objetiva

que, retificando alguns dos seus raciocínios, o Sr. Oliveira Vianna, que é um pensador, não se incorpore aos que são contra a liberdade da manifestação do pensamento. Conservadores da Constituição, consideramos um dever protestar contra o espírito subversivo dos que querem desacreditar os princípios dos textos constitucionais".

Em outros artigos, de 20 de março a 28, continuou o grande órgão conservador a desenvolver uma cerrada argumentação contra os temas do livro, combatendo-os um a um, com argumentos, que são os dos doutrinadores liberais e cuja validade não quero discutir agora, deixando que os capítulos deste livro falem por si mesmos, em resposta. Num destes artigos, o de 26 de março, assim concluía:

— "Alguns escritores e jornalistas dos governismos reacionários aplaudiram e ainda acentuaram mais as ideias antidemocráticas do Sr. Oliveira Vianna, no seu recente livro Problemas de Política Objetiva. Estes publicistas são aproveitadores de ocasião. Mas o Sr. Oliveira Vianna tem valor próprio, tem admiradores em todo o país e assim a sua influência poderá ser perigosa, se a opinião liberal do país não mostrar desde logo o erro, a falta de fundamento das suas asserções".

Medeiros de Albuquerque, que fazia então a crítica do Jornal do Comércio, foi menos severo na apreciação do livro. Concordou com muita coisa

Problemas de política objetiva - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra