Problemas de política objetiva

É nisto que reside a superioridade das conclusões de Torres sobre as conclusões a que têm chegado, em relação aos grandes problemas da nossa política, os estadistas e pensadores do Império e da República. Para estes a melhor política sempre consistiu precisamente em adotar, copiando, a política... dos outros povos. Torres, ao contrário, funda sobre os dados da realidade, uma política nacional, isto é, um programa nacional de legislação e governo. Este programa pragmático de política brasileira é que o nosso grande pensador justifica e desdobra nos seus dois últimos livros.

VI

Para Torres, o problema brasileiro é, em síntese, o problema econômico em toda a sua complexidade: — o problema da formação, da conservação e da organização da nossa riqueza.

É uma conclusão, como se vê, completamente diversa da que até agora nos tem ensinado os nossos melhores espíritos. Estes se têm esforçado, desde os grandes dias da Independência até hoje, por nos convencer que o maior problema nacional está: ora, na limitação do poder Moderador; ora, no Parlamentarismo inglês; ora, no Liberalismo francês; ora, no Federalismo americano;

Problemas de política objetiva - Página 267 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra