em O Jornal e com que iniciei a minha colaboração nesta folha.
Ora, o caso da candidatura Júlio Prestes e a luta política consequente irromperam em 1929. Foi em 1929 que o ambiente político do país, até então aparentemente calmo e límpido, se inflamou subitamente com o lançamento oficial daquela candidatura. Começaram imediatamente as contrarreações, que acabaram objetivando-se na candidatura Getúlio Vargas e na constituição da Aliança Liberal. Excitadas pelo temperamento afirmativo, ardoroso e combativo do Sr. W. Luiz foram estas contrarreações crescendo cada vez mais de intensidade até atingir o clímax dramático de 24 de outubro de 30.
Os problemas de política objetiva foram escritos, pois, muito antes do desencadear da tormenta: muito antes mesmo dela começar a pintar no horizonte. Neste tempo, o autor estava tão alheio à política, tão distante dela e das suas competições (e continua ainda estar) que não se havia ainda sequer alistado eleitor, coisa que só fez quando foi a isto compelido por um mandamento legal — pelo voto obrigatório.
Não tenho, nem nunca tive, atinências partidárias de qualquer espécie. Não pertenço a partido algum. Não pertenço, nunca pertenci e espero em Deus que terei a lucidez e o bom senso bastantes para jamais pertencer. Muito ao contrário