ao método histórico ex à tese dos círculo culturais, obstáculos muito especiais que se relacionam com o isolamento da massa continental americana e com a dificuldade consequente de se preservar a continuidade geográfica.
E demais surgiu uma verdadeira coincidência no fato de justamente no ano seguinte (1905), quando as duas conferências do Dr. Ankermann e do Dr. Graebner eram dadas à publicidade no " Zeitscrift für Ethnologic ", também se ter publicado, como volume anexo à mesma revista, a conhecida memória do Dr. Ehrenreich intitulada "Os mitos e lendas dos povos primitivos da América do Sul e suas relações com os da América do Norte e do Velho Mundo`, onde esse investigador, contrapondo-se ainda mais a Bastian, e dessa vez de um campo idêntico ao dele, isto é do terreno da mitologia, chegou ao ponto de vista da tese histórico-cultural, aparentemente tão contrária à teoria das ideias elementares. Nesse trabalho têm-se passagens do seguinte teor: "Aos fatos que se erguem em favor da crença em um surto independente de mitos semelhantes antepõem-se agora transmissões e conexões históricas de extraordinária amplitude e que são igualmente indiscutíveis. A noção que nos últimos decênios fora obscurecida pela teoria das ideias elementares, reponta agora, no momento em que de todos os cantos afluem em massa elementos de prova, conduzindo a sendas irresistíveis e exigindo de maneira categórica uma revisão das concepções até