PREFÁCIO
A Empresa Calpe Argentina S.A. editou em 1951, na Coleción Austral, um opúsculo da autoria do escritor portenho Ricardo Levene intitulado: Las Indias no eran colonias.
Como se vê do próprio título desse livrinho, o seu autor é daqueles escritores que têm a volúpia de atinar com coisas inéditas em campo já respingado da História, sem perceber que assim procedendo penetra fundo num verdadeiro labirinto.
Infelizmente, aqui entre nós, não faltou quem desse agasalho aos devaneios desse escritor argentino, não só repetindo ipsis verbis as suas extravagantes conjecturas mas acrescentando outras semelhantes que nos transportam ao domínio dos absurdos. Tendo-se na conta de iluminados, convencidos de que anunciam uma grande novidade histórica, dando-nos a impressão de que realizaram estafantes pesquisas nos vetustos arquivos da Península Ibérica e, em particular, nos de Portugal, dizem, à boca cheia, esses "revisionistas" que o Brasil também não foi colônia de Portugal, razão pela qual querem à viva força "rever" as páginas da nossa História e emendá-las no que tange a esse assunto.
Durante a discussão esses pretensos historiadores tiveram a desfaçatez de tentar ridicularizar Tiradentes, dizendo entre outras sandices que ele não merece as justas homenagens que lhe tributamos de mártir da nossa independência.