independência; a soberania popular, a unânime aclamação dos povos, no conceito brasileiro, a recusar como dádiva o que, na luta e no sangue, o Império havia conquistado, e, por isso, não podia dar a D. João, que fora vencido.
Todo o trabalho, em Londres, revelava a perfeita compreensão de Brant e de Gameiro quanto ao sentimento americano e os receios fundados de serem os desejos portugueses ofensivos à mentalidade do Novo Mundo.
Sir Charles, por seu lado, por longo prazo ministro inglês em Lisboa, muito relacionado ali, tendo prestado serviços a seu movimento literário, simpatizava fundamente com os sentimentos do reino peninsular. A isto ajuntavam-se seus pendores políticos, high-tory como era, em contraposição ao espírito extremamente liberal do Secretario de Estado inglês.
Quando, pois, seguiu a embaixada para o Rio, não se podia afirmar haver homogeneidade de vistas e de sentimentos. Acrescentem-se a isso os coeficientes