Viagem ao Tocantins

PREFÁCIO

VIAGEM AO TOCANTINS - do Dr. Júlio Paternostro - é livro honesto e sincero. O autor pertence à corrente dos jovens brasilianos que entendem de considerar a sua terra com todas as suas maravilhas, mas também com todas as suas tristezas. A minha geração concorreu muito para implantar aqui essa orientação. Antes, para agradar ao rei e por preguiça mental, todo mundo repetiu, como verdade indiscutível, o canto do poeta. Nosso céu tinha sempre mais estrelas; nossos bosques, mais flores. A gente do meu tempo resolveu contar as estrelas; e verificou que, afinal, o céu era igual aos outros. Foi ver, de perto, as flores dos bosques; e achou que, além delas, as nossas matas também têm muitos espinhos.

Começou então uma nova era para os moços do Brasil. Quebrou-se o amavio e a mentira foi morrendo. Há muita luz - é certo; mas não há menos sombras no quadro. Nasceu, porventura, disso tudo, algum prejuízo do nosso ardor patriótico? Suscitou-se por acaso alguma onda de pessimismo demolidor? Ninguém o dirá. Ninguém estima conscientemente o que não conhece. E não é conhecer, deixar de lado os aspectos deprimentes e só se embalar, nas doçuras dos outros aspectos...

O livro de Paternostro é um repositório riquíssimo de dados e informações colhidas com argúcia e visão ampla. Uma espécie de relatório - Visum et repertum - como dizem os médicos legistas, que só devem escrever ali o que viram.

Nem sempre estarei de acordo com todas as suas ideias; mas isso mesmo representa valor do livro.

Viagem ao Tocantins - Página 37 - Thumb Visualização
Formato
Texto
Marcadores da Obra