Expansão geográfica do Brasil colonial

ANOTAÇÕES COMPLEMENTARES

I) Pág. 36 - Sobre Bento Maciel Parente - Sabe-se também que, a convite do governador da Bahia, fez ali uma entrada de oitenta léguas, tendo então descoberto minas de salitre.

II) Pág. 62 - Sobre o "ciclo espírito-santense" - Presume-se que, por terem sido quase simultâneas, hajam obedecido ao influxo de d. Francisco de Sousa, para o descobrimento da encantada Sabarabuçu, as entradas de João Pereira de Sousa Botafogo, Martim de Sá e Diogo Martins Cão, nos últimos anos do século XVI. Quanto a Francisco de Proença, antes de regressar da Bahia para São Paulo, ainda realizou nova entrada no Espírito-Santo, em procura da serra de Mestre-Alvaro,

III) Pág. 63 - Ainda sobre o "ciclo espírito-santense" - o nome todo de Marcos de Azeredo era: Marcos Antonio de Azeredo Coutinho. Traz informações sobremodo curiosas com relação a este e outros dos entralistas coetâneos o excelente trabalho de Francisco de Assis Carvalho Franco, intitulado Os companheiros de d. Francisco de Sousa (Rio, 1929). Veja-se no mesmo, à pág. 38, a interessante carta régia de 22 de fevereiro de 1613. O mineiro Jacques Oalte (Walter?) e os engenheiros Geraldo Beting (Betinck?) e Bacio di Filicaia, trazidos por d. Francisco de Sousa para São Paulo, já se acham mencionados nesta nossa Expansão Geográfica, à pág. 85.

IV) Pág. 219 - Sobre o descobrimento do rio Araguaia - Se verdadeiro o relato do jesuíta Antonio de Araújo - vede Uma grande bandeira paulista ignorada (1613), pelo ilustre padre Serafim Leite, no Jornal do Commercio de 5 de maio de 1935, o primeiro sertanista que descobriu o baixo Tocantins, penetrando por ele no Araguaia, qual subiu, de retorno a São Paulo, em 1613-1614, foi Pero Domingos, que, em 1615-1618, ainda tomou parte na bandeira de Antonio Pedroso de Alvarenga. Há muito que investigar, na Informação do autor do Catecismo brasílico, quer quanto aos nomes, situação e distâncias dos rios na mesma citados (Iabeberi, Pirapetingui, Bogi, Apari) quer quanto às denominações e habitat das tribos que menciona (caraiaunas e caatingas). Segundo a referida Informação, Pero Domingues levou de São Paulo, para tal penetração, trinta moradores e outros tantos índios. Quer pelo número de indivíduos, quer pelos efeitos na expansão geográfica do Brasil, não nos parece que semelhante entrada mereça o qualificativo de grande bandeira.

Expansão geográfica do Brasil colonial - Página 405 - Thumb Visualização
Formato
Texto