PREFÁCIO
Inserta no vol. II dos "Anais do Primeiro Congresso de História Nacional", sob o título de Expansão geográfica do Brasil até fins do século XVII, esta monografia saiu em separata no mesmo ano (Imprensa Nacional, 1915, in-4º de 147 pags.) e em 1917 foi premiada pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Aparece agora consideravelmente aumentada, pois traz em acréscimo o capítulo denominado "A expansão geográfica do Brasil no século XVIII" e quatro apêndices inteiramente novos: - "O bandeirismo no Brasil", "Domingos Jorge Velho e a conquista do Nordeste", "Garcia Rodrigues Paes e o caminho novo" e "Ajuricaba".
Para justificar a reedição deste trabalho - que a Companhia Editora Nacional julgou digno de figurar em sua "Brasiliana" -, ficam registados abaixo os benévolos juízos que sobre ele formularam o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e os srs. Affonso Taunay, João Ribeiro, Conde d'Eu, Rodolfo Schuller, padre Heliodoro Pires, Vicente Licinio Cardoso e Paulo Setúbal.
Prêmio concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - Como se vê de sua "Revista", tomo 82, pags. 743-768, por proposta do sr. Max Fleiuss, digno secretário perpétuo, feita em 14 de julho de 1917, e que teve parecer favorável, em 27 de agosto do mesmo ano, da comissão composta dos srs. Benjamin Franklin Ramiz Galvão, Manuel Cícero Peregrino da Silva e Clovis Bevilaqua, foi premiada pelo