A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.01

A simples leitura desse plano preliminar indica, mesmo para um leigo no assunto, que a tarefa não poderia ser executada por uma só pessoa, mormente se se desejasse vê-la concluída no ano de 1954. Daí o apelo que fizemos aos companheiros do Departamento de Geografia no sentido de emprestar sua indispensável colaboração. Acolhida com simpatia a ideia, ficou resolvido, a partir de 1950, que os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos da Faculdade de Filosofia, sob a orientação dos professores e assistentes, fossem referentes à região em que se encontra a cidade de São Paulo.

Entretanto, isto não bastava. Deliberou-se, então, solicitar também a colaboração da Associação dos Geógrafos Brasileiros, através de sua Seção Regional de São Paulo; e, a partir de 1951, passaram a trabalhar juntos, dentro do mesmo propósito. Em março daquele ano, em reunião da A.G.B., realizou-se a primeira distribuição das tarefas por equipes, tendo sido escolhidos os seus chefes e respectivos membros.

Sob a direção geral de quem esta subscreve, passaram a chefiar as equipes os seguintes geógrafos:

I. A região de São Paulo: João Dias da Silveira.

II. As origens e o crescimento da cidade: Caio Prado Júnior.

III. A população: José Ribeiro de Araújo Filho.

IV. As funções urbanas: Dirceu Lino de Mattos.

V. Os problemas urbanos: Ary França.

VI. Os bairros de São Paulo: Renato da Silveira Mendes.

VII. Os subúrbios de São Paulo: Antônio Rocha Penteado.

O ano de 1952 foi, sem nenhuma dúvida, o mais profícuo e o que corresponde à fase "heroica" do trabalho. Logo no mês de fevereiro, através de um Regulamento sintético mas objetivo, foram determinadas, com toda clareza, as responsabilidades de quantos se propunham a colaborar na obra, com a fixação das suas características gerais, dos deveres do Diretor Geral e dos Coordenadores ou Chefes das equipes, dos prazos para a entrega das respectivas tarefas. Registraram-se algumas alterações na chefia das equipes: Fernando F. M. de Almeida passou a dirigir a de nº I, por se ter ausentado João Dias da Silveira, em viagem ao Velho Mundo, desde abril até outubro; Odilon Nogueira de Matos veio a substituir Caio Prado Júnior na direção da equipe nº II, uma vez que o mesmo solicitou dispensa do encargo; e Nice Lecocq-Müller passou a dirigir a equipe referente à Área Central da cidade, desdobrada da de nº VI. Dentro das equipes também houve alterações no que se refere à sua composição. Quanto à direção geral, é de justiça ressaltar que pudemos contar com o entusiasmo e a capacidade de trabalho de Ary França, então acumulando a direção da Seção Regional da A.G.B. e do Departamento de Geografia, e que nos substituiu, de maio até julho, por ocasião de nossa viagem à Europa.

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.01 - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto