A partir de 1953, teve início o trabalho de elaboração definitiva dos capítulos, tarefa esta de caráter necessariamente individual. Foi, então, que uma série de circunstâncias (sobretudo a desistência de alguns colegas, por motivos ponderáveis) obrigou-nos a uma reestruturação do plano primitivo. Tornou-se evidente que não mais poderíamos realizar o estudo geográfico da capital paulista nas bases em que o havíamos imaginado, o que - bem se pode imaginar - constituiu para todos nós um motivo de grande tristeza. Os obstáculos aparecidos eram, porém, intransponíveis.
Maior preocupação nos causou, a par disso, a certeza de que seria impraticável vê-la concluída e publicada no ano de 1954, como parte das comemorações do IV centenário da cidade.
Não nos pareceu justo, entretanto, assistir à dispersão dos estudos feitos por quase uma vintena de companheiros, competentes e dedicados. Urgia encontrar uma solução para o problema, antes de mais nada como homenagem aos que tinham cumprido com exatidão as tarefas que lhes haviam sido atribuídas.
A solução encontrada foi a que hoje vemos tornar-se uma realidade: embora incompleta, sai a obra publicada sob os auspícios da Associação dos Geógrafos Brasileiros (Seção Regional de São Paulo) e graças ao descortino e à alta compreensão dos que dirigem a Companhia Editora Nacional, particularmente nosso querido amigo Sr. Octalles Marcondes Ferreira, seu Diretor-Presidente.
Os estudos de geografia urbana, aqui reunidos, obedecem ao seguinte plano definitivo:
Preâmbulo.
I. São Paulo, cidade trimilionária.
A região de São Paulo.
II. Tietê, o rio de São Paulo.
III. O quadro climato-botânico.
IV. O Planalto Paulistano.
V. O sítio urbano de São Paulo.
A evolução urbana.
VI. São Paulo nos tempos coloniais.
VII. São Paulo no século XIX.
VIII. São Paulo no século XX.
IX. A população paulistana.
Aspectos da metrópole paulista.
X. O parque industrial paulistano.
XI. O problema da energia elétrica.
XII. A área central da cidade.
XIII. Os bairros da Zona Norte e os bairros orientais.
XIV. Os bairros da Zona Sul e os bairros ocidentais.