A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.01

expansão do organismo urbano. Até os meados do século XIX, o trecho do velho caminho do Rio de Janeiro, que se estendia desde a Penha até São Paulo, era pontilhado apenas por chácaras, sitiocas, vendolas de beira-de-estrada e terrenos baldios. Não se modificara muito o quadro de paisagem descrito por SAINT-HILAIRE, algumas dezenas de anos antes.

O fato que auxiliou a penetração urbana nas terras de além-Tamanduateí foi o traçado da antiga "São Paulo Railway" e o ponto de entroncamento dessa ferrovia com a atual "Central do Brasil" (antiga "E. F. São Paulo-Rio de Janeiro"). No bairro do Brás, portanto, se cruzaram os trilhos de estradas que demandavam Santos e o Vale do Paraíba e que estavam interligadas ao sistema de ferrovias que penetravam gradualmente o interior centro-ocidental do Estado de São Paulo.

Os engenheiros ferroviários procuraram assentar os trilhos sobre os terrenos mais enxutos, pertencentes aos terraços fluviais, evitando os terrenos aluviais alagadiços e inconsistentes do Tamanduateí. Através dessas medidas, favoreceram de pronto a criação de um novo bairro para a florescente cidade dos fins do século. Pouco depois, em áreas contíguas da Estação do Norte ("Roosevelt"), expandiram-se os bairros da Mooca, Belenzinho e Pari, recobrindo todos os tratos de terraços mais enxutos e tendendo a englobar as baixas colinas pliocênicas do Belém. Entre os fins do século passado e a primeira metade do século atual, a industrialização e sua expansão, ao longo das ferrovias e dos terrenos vagos desses bairros mais modestos, facilitou a extensão da urbanização por enormes áreas, redundando na "conurbação" extensiva de todos os antigos núcleos que pontilhavam o caminho do Rio de Janeiro, desde o Brás até à Penha e circunvizinhanças. A Avenida Celso Garcia, saindo da colina central, cruza todos os elementos topográficos da região em estudo - planícies, terraços, colinas médias de diversos níveis - atingindo o outeiro e as altas colinas da região da Penha, que, por seu turno, é o ponto inicial dos vastos subúrbios orientais da Metrópole.(7) Nota do Autor

A estrutura urbana dos bairros de além-Tamanduateí reflete menos as condições gerais do relevo regional que as

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.01 - Página 263 - Thumb Visualização
Formato
Texto