que uma serra escarpada e inóspita escondia do homem, a curta distância do mar.
Dentro dessa paisagem de amplos horizontes, limitada só para as bandas do Norte e de Noroeste, nasceu e lentamente cresceu a atual cidade de São Paulo. Não teve nenhuma pedra fundamental, nem um simples marco de granito a assinalar sua fundação; não contou com a presença de nenhuma autoridade civil ou de qualquer representante de El rei, o Senhor Dom João III, de Portugal. Surgiu modestamente, silenciosamente, tendo como testemunhas do fato apenas alguns padres da Companhia de Jesus e um grupo de índios.
Com efeito, sobre a "lombada de campo alto, interposta às águas dos ribeiros Tamanduateí e Anhangabaú", (1) Nota do Autor na área central da cidade de hoje, onde está o Pátio do Colégio, ergueu-se, em janeiro de 1554, a casa dos Jesuítas, que seria a pequenina semente da metrópole trimilionária de nossos dias.
Escolheram os seus fundadores, dentre os esporões e colinas que acidentam a topografia do sítio urbano de São Paulo, uma das mais estreitas e escarpadas elevações, para que se tornasse mais segura a defesa, numa época em que os povoadores brancos não se podiam fiar na amizade de todas as tribos indígenas e tinham razões de sobra para temer, a qualquer momento, o assalto da indiada hostil.
Do alto dessa lombada, cuja altitude não ultrapassa uns 25 metros acima da planície fluvial, o observador dominava toda a extensa várzea do Tamanduateí, abrangendo com a vista um horizonte relativamente amplo, que alcançava a calha do Tietê e podia atingir a colina onde hoje se encontra o núcleo principal da Penha. Do lado oposto, em declive também abrupto, o vale do Anhangabaú igualmente ficava sob as vistas do outeiro dominador. Apresentava, pois, o local excelentes condições estratégicas para o tempo e em relação aos recursos bélicos do provável agressor, flanqueado que se achava por fortes desníveis, bem mais pronunciados e íngremes que o declive das ladeiras de hoje.
O modesto Colégio dos padres Jesuítas foi construído junto à escarpa de Leste, "no ângulo da mais funda de suas"