A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.02

jazidas ferríferas de Ipanema, em 1590,(37) Nota do Autor atividades essas de mínima influência sobre a vida urbana.

Desde os primórdios de São Paulo, estabeleceu-se o intercâmbio econômico entre o planalto e o litoral: para abastecer os habitantes da costa, podia a produção paulistana fornecer algum excedente de algodão, mantimentos, gado e couros, recebendo vinho, armas, utensílios, pólvora e sal, que traziam os veleiros da metrópole. Comércio primitivo, em que eram raras as operações de algum vulto, como no caso de Afonso Sardinha,(38) Nota do Autor e cuja rudimentariedade é atestada pela escassez da moeda, em virtude da qual o mero escambo de mercadorias substituía as verdadeiras transações mercantis.

Essa carência de numerário perdurou até ao século XVIII, funcionando como meios de pagamento, além dos panos de algodão, "mantimentos e carnes, e cera, e couros, e gado, bois, vacas e porcos, porquanto não há outra fazenda", como reza um documento da época.(39) Nota do Autor

A escravidão do indígena, que veio a ter importância comercial só no século XVII, já constituía fator econômico básico, nos primeiros tempos. Com efeito, o índio escravizado permitiu resolver o problema da mão de obra. Foram baldadas todas as medidas legislativas da Coroa, restritivas ou proibitivas da escravização do gentio, que se desenvolveu como um imperativo econômico, em face da escassez de povoadores brancos.

Mais considerável do que à primeira vista possa parecer foi o papel desempenhado pelos índios, na colonização do planalto paulistano. Como aliados de guerra, forneciam apreciáveis contingentes. E na vida econômica formavam a reserva de braços para as lavouras e constituíam o meio de transporte das mercadorias, que chegavam à vila ou dela partiam, às costas dos cargueiros humanos, os quais, em fila indiana, varavam penosamente as perigosas trilhas abertas, por entre despenhadeiros, nas elevadas e ásperas vertentes da serrania marítima, impraticáveis para animais. Explica-se, portanto, o aumento em proporção cada vez maior, relativamente aos brancos, da população indígena,(40) Nota do Autor bem como a legislação municipal, a respeito do tráfico vermelho, em defesa dos interesses locais.(41) Nota do Autor

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