A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.02

Ibirapuera, Vila Prudente, Vila Maria e Vila Matilde, além do distrito de Guaianases; finalmente, numa posição sem dúvida excepcional, com aumento superior a 370% e inferior a 450%, surgem o subdistrito de Nossa Senhora do Ó e o distrito de São Miguel Paulista.

O simples exame da relação dos distritos e subdistritos que registraram um aumento superior a 150% em sua população absoluta demonstra claramente o predomínio de áreas habitadas principalmente pela classe mais modesta da Capital paulista - operários de fábricas e trabalhadores em geral, funcionários públicos de categoria inferior -, que se beneficiam das facilidades oferecidas pelas empresas loteadoras de terrenos ou habitam em casas construídas, aos pouquinhos, nas horas de folga, geralmente aos sábados e domingos. Correspondem às vanguardas da grande metrópole em crescimento. Todavia, existem também os subdistritos em que a predominância cabe à classe media, embora estejam em flagrante minoria (Santo Amaro, Ibirapuera, Indianópolis, Saúde, parte de Osasco, Pirituba e Tucuruvi).

Evolução das áreas de densidades demográficas de 1934 a 1950

Os mapas organizados pelo Departamento de Estudos e Controle da "CMTC", tomando por base os censos de 1934, 1940 e 1950, distribuída a população através dos respectivos quarteirões, permitiram ao Professor João Soukup elaborar os significativos mapas, cuja análise passaremos a fazer.

O que preliminarmente se observa, no mapa referente a 1934, é a escassez das áreas de densidades muito fortes; limitam-se a pontos isolados, em geral ocupando áreas de pequena extensão, que se localizam na periferia do Centro ou nos bairros da várzea do Tietê e do Tamanduateí. Mais frequentes são as áreas de forte densidade, que surgem notadamente dentro de um raio de dois a três quilômetros, a partir do Centro (Sé). No entanto, a predominância cabe, sem nenhuma dúvida, às áreas de média e fraca densidade, que se encontram tanto no aglomerado principal da cidade, como nos seus tentáculos; estes só excepcionalmente ultrapassavam o raio de dez quilômetros (região da Penha e de Santo Amaro) e obedeciam, com muito rigorismo, às principais vias de entrada ou saída da cidade, no rumo

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.02 - Página 244 - Thumb Visualização
Formato
Texto