A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03

As principais casas de comércio acham-se concentradas sobretudo nas Ruas Doze de Outubro e Cincinato Pomponet; são joalharias, lojas de fazendas e armarinhos, de ótica e fotografia, bares e cafés. Ali estão filiais de importantes lojas do Centro (como a "Três Leões"), além de agências bancárias e da Caixa Econômica e do principal cinema. Nada menos de 11 linhas de ônibus tem lá seu ponto final. E o local preferido para o footing noturno e domingueiro.

Essa área comercial já alcançou a Rua Barão de Jundiaí e, através da Rua do Anastácio, já quase atingiu a Rua Tito, trecho em que se destacam as casas de móveis, artigos domésticos, armarinhos, empórios, etc. Por outro lado, nas transversais à Rua Doze de Outubro aparecem lojas de brinquedos, artigos elétricos, peças para automóveis, etc.

Dois fatos curiosos há a assinalar, relativamente a esse núcleo principal: em primeiro lugar, a Igreja Matriz (situada na Rua do Anastácio, velha via de passagem) parece representar pequeno papel na vida local, ao contrário da regra geral, havendo certamente contribuído para isso o fato de não existir, à sua frente, nenhum largo ou praça; em segundo lugar, o Largo da Lapa (localizado ao Norte das linhas férreas) ao inverso do que se poderia supor, também nenhum significado tem para o aglomerado, sendo apenas um modesto e sossegado recanto, como qualquer outro.

A chamada Lapa de Baixo - trecho compreendido entre as ferrovias e o rio Tietê - é uma das mais antigas porções do bairro-subúrbio em estudo, mas está fadada a estagnar-se, desde que não tem possibilidades de expandir-se, pelo menos dentro das circunstâncias atuais.

Seu aspecto, aliás, é de abandono, em flagrante contraste com o vizinho núcleo principal, onde pompeia a Rua Doze de Outubro.

Entre a Lapa propriamente dita e a Água Branca e Vila Pompeia, encontra-se a Vila Romana(60) Nota do Autor, com seu traçado em xadrez, no topo de uma colina de 740-760 metros, área residencial de classe média e modesta, com pequenas casas com jardim à frente ou sem ele, uns poucos prédios de apartamentos, mas que também possui, disseminados, muitos estabelecimentos fabris ou pequenas oficinas.

Para o Sul e Sudoeste, abre-se o chamado Alto da Lapa, mais uma criação urbanística da "Companhia City", que permaneceu estacionário durante muitos anos (notadamente pelas

A cidade de S.Paulo (estudos de geografia urbana) V.03 - Página 362 - Thumb Visualização
Formato
Texto