O primeiro fator do crescimento da Lapa foi, sem dúvida, a existência ali de uma velha via de passagem - o ponto de junção entre a chamada "Estrada de Jundiaí" (reminiscência do velho Caminho dos Goiases) e o chamado "Carreador da Lapa", que se dirigia para a cidade de São Paulo.
Realmente, representou sempre tal via o papel de espinha dorsal do núcleo em expansão, embora permanecesse por longo tempo mais ou menos em estado latente. Logo, porém, que outros fatores a estimularam, sua importância apareceu em toda plenitude.
Ainda hoje, as comunicações continuam a obedecer a essa mesma antiga via: a "Estrada de Jundiaí" nada mais é do que a atual Rua Barão de Jundiaí, que se vê prolongada pela Rua do Anastácio; o velho "Carreador da Lapa" chama-se, hoje, Rua Guaicurus e Rua Carlos Vicari, prolongando-se até o coração da cidade pela importante radial de Oeste, constituída pelas Avenidas Conde Francisco Matarazzo, General Olímpio da Silveira e São João.
Foi somente por volta de 1930 que se abriu uma outra via de importância - a Rua Clélia, que faz a ligação entre a Lapa e a Água Branca, desafogando o tráfego que tão fortemente sobrecarrega a anterior.
Além desse fator, pelo menos dois outros podem ser apontados como corresponsáveis pelo crescimento da Lapa: 1) o loteamento das grandes propriedades, capaz de evitar o crescente ônus do imposto territorial e de que resultou o aparecimento de numerosas "vilas"; 2) a expansão industrial da capital paulista, que acabou por alcançar a região, transformando-a num de seus bairros industriais, graças ao baixo preço dos terrenos (na época em que se iniciou a instalação das fábricas) e à presença das duas ferrovias que por ali passam com seus trilhos - a "Sorocabana" e a "Santos-Jundiaí".
De qualquer forma, por este ou por aquele motivo, confirmou-se com a Lapa o velho embora discutível aforismo geográfico: as cidades caminham para Oeste.
Dentro da extensa área que vimos focalizando, distingue-se perfeitamente seu principal núcleo - a Lapa propriamente dita, que se acha próximo às estações ferroviárias e corresponde ao embrião registrado pela planta de 1898. Corresponde ao trecho compreendido pelas Ruas Cincinato Pomponet, Clemente Alvares, Anastácio e Doze de Outubro. E o "coração" do bairro-subúrbio, seu mais importante centro comercial, local de movimento intenso.