Meio século de bandeirismo

estudo da História, que deve ser científico e imparcial a não panegirista e ditirâmbico.(112-A) Nota do Autor.

4º - O bandeirísmo só teve lugar em São Paulo. Ele fez falta alhures.

Esse fato inegável teve lugar porque aqui não medrou vitoriosamente a indústria extrativa do pau-brasil, ou a indústria agrícola do açúcar, ao contrário do que aconteceu em outras partes do Brasil.

5º - O homem prosperou no planalto paulista de uma forma muito diversa de que alhures. Aqui ele manifestou sempre capítulos diferentes no cenário histórico. Aqui houve o bandeirismo e, desde então, o homem no planalto paulista vem sempre dando mostras da heterogeneidade, até que hoje ele apresenta um índico médio de produção per capita, muito diverso do de qualquer outro no país. Pergunta-se: por quê?

Causas biológicas, atuando sobre o homem e sobre os demais seres orgânicos, talvez tenham influído nessa diferença que se manifesta inequívoca.

Sim, porque se todos partiram igualmente do ponto zero, o único fator a assim produzir só poderia ter sido um que agisse ininterruptamente sobre o homem e sobre os demais seres orgânicos. Esse fator só poderia ter sido o meio geográfico ou o ambiente físico, e depois o meio social.

Meio século de bandeirismo - Página 193 - Thumb Visualização
Formato
Texto