Meio século de bandeirismo

Oliveira Vianna tem se mostrado de opinião que para aqui veio uma gente selecionada. Evolução do Povo Brasil: - Pop. Meridionaes).

Paulo Prado acha que o fator isolamento teria produzido isso aqui, e não onde ele não atuou. Este isolamento geográfico, só se fazendo sentir no planalto, em virtude das deficientes comunicações, então existentes com o litoral, a gente planaltina teria se refinado em isolamento sanguíneo, econômico, social, etc., que não seria de se observar alhures. (Paulística), (113) Nota do Autor.

Paulo Prado se estriba em que a decadência já teria se implantado em Portugal no reinado de D. João III, quando se iniciou o povoamento.

Não creio! Eu penso que foi o meio geográfico o responsável pelo desnível desigulador.

Eis o clima! Eis o solo! Eis a posição geográfica! Eis as demais manifestações do ambiente a agir direta ou indiretamente sobre as demais circunstâncias da evolução econômica, dos acontecimentos políticos, etc. de cada aglomerado brasileiro!

6º - O Norte das colônias lusas era opulentíssimo enquanto que o Sul era paupérrimo. (Roberto Simonsen, História Econômica do Brasil, vol. I), justamente porque S. Vicente não podia explorar o pau-brasil e perdera a primeira batalha do açúcar(114) Nota do Autor.

7º - A bandeira de Nicolau Barreto teria tomado o caminho do Guairá e nunca o do Norte, como

Meio século de bandeirismo - Página 194 - Thumb Visualização
Formato
Texto