tomado parte no movimento nativista da aclamação de Amador Bueno e ter, com isso, determinado o fracasso do mesmo, fazendo com que o Planalto continuasse na nação portuguesa.
29º - Penso que a população do planalto paulista no início dos seiscentismo não iria a mais, nem seria menor que seis mil habitantes, dos quais dois mil brancos e mamelucos. Uma gente que faz partir para o sertão expedições numerosas como a dos bandeirantes, não poderia ter uma população inferior. A relação entre a Capitania de S. Vicente e a Bahia seria de um para 17, e a de S. Vicente para Pernambuco seria de um para oito.
30º - O número de índios apresados em estabelecimentos jesuíticos, segundo todos os elementos de que dispomos, subiu a várias centenas de milhares.
Ora, para que tanto se as lavourinhas do Planalto não absorveriam, no século XVII, em que a maior miséria lhe batia às portas, nem a décima parte? Não haveria precisão de o apresamento enfrentar tanto esforço, sacrifício, lutas, hostilidades, etc. para realizar tanto apresamento, se os planaltinos não precisassem de tantos apresados, para os enviar para fora, vendendo para quem lhes pagasse(114) Nota do Autor.