Meio século de bandeirismo

- levando cerca de 700 portugueses e dois mil índios (Basílio Magalhães, Expansão Geográfica do Brasil até Fins do Século XVIII, tomo esp. da Revista do Instituto Histórico Brasileiro, parte II, p. 94) para o interior de Minas Gerais - segundo o Dr. José Higino Duarte Pereira - coisa aceita pelo Dr. Orville Derby.

A expedição do João Pereira de Souza Botafogo partiu de São Paulo no ano anterior (Ellis, O Bandeirismo e o Recuo do Meridiano, Carvalho Franco, loc. cit.).

Essas três expedições deveriam ter formado sistema pois tinham um comum objetivo, que era a descoberta da famosa SERRA DE SABARABUÇU, que obcecava a escaldante imaginação do cavalheiresco governador Francisco de Sousa. (Carvalho Franco, loc. cit.)(10-A) Nota do Autor.

Para mais cuidar da descoberta em que porfiava, desenvolvendo para isso febril atividade, Dom Francisco transportou-se à capitania vicentina, aonde chegou em 1599.

Três anos antes, havia partido, em outubro, a grande expedição de Botafogo, talvez ordenada por Dom Francisco de Sousa. Eu apenas consegui, graças ao exame atento dos documentos, assinalar os seguintes companheiros do que dera o nome ao elegante bairro carioca (Inventários e Testamentos, vol. I, p. 77): cap. João Pereira de Sousa Botafogo (cabo

Meio século de bandeirismo - Página 28 - Thumb Visualização
Formato
Texto