Vultos do Império

Filadélfia. Resumiu parte de seu texto e publicou em fac-símile esse documento que se guarda no Arquivo Histórico do Itamaraty, mas, não o transcrevendo na íntegra, aqui o faremos, com anotações e acréscimos, como pequena contribuição à história dos primórdios de nossa diplomacia.

O "Cabugá"

Ainda não foi objeto de pormenorizada biografia a curiosa figura daquele correspondente de Hipólito. O benemérito Pereira da Costa, traçando o pouco que dela em seu tempo se sabia, no Dicionário biográfico de pernambucanos célebres, de 1882, assinalou serem numerosos os pontos obscuros, inclusive os relativos à sua atitude por ocasião da Independência do Brasil e aos seus últimos anos de vida. É o que aqui esclareceremos.

Rico negociante no Recife, onde nasceu, tendo viajado pela Europa, nela se deixou empolgar pelos ideais da Revolução Francesa, tornando-se um de seus mais ativos propagandistas, inclusive na maçonaria, a que pertencia. Residindo na rua do Cabugá, dela tomou o apelido. Em 1817 preparava-se para transferir-se para os Estados Unidos da América, quando rompeu a revolução de 6 de março, de que participou, sendo logo escolhido para representá-la naquele país, onde tentaria obter o reconhecimento do governo dos rebeldes, o contrato de militares que aqui quisessem servir, a compra de armas e munições ao movimento necessárias, a autorização para a vinda de navios corsários etc., conforme instruções recebidas de Domingos José Martins.

Partindo no dia 24 daquele mês, a bordo do brigue Gipsey, em maio chegou a Boston, mas somente em parte pôde dar cumprimento à sua missão. Embora não fosse recebido oficialmente, inclusive pela hostilidade do ministro português, o abade José Francisco Corrêa da Serra, atribui-se-lhe a nomeação de um muito parcial cônsul norte-americano para Pernambuco, Joseph Ray, e a vinda, ao Brasil, de dois navios corsários, o Parangon e o cúter Pinguim. No primeiro vieram alguns emigrados franceses, desejosos de promover a fuga de Napoleão Bonaparte da ilha de Santa Helena(6) Nota do Autor. Vencida a rebelião, dirigiu-se o Cabugá ao presidente

Vultos do Império - Página 17 - Thumb Visualização
Formato
Texto