Vultos do Império

eceituados os cresidos (sic) líquidos que tenho contra esse erário, a separação dos meus caros filhos, e dez anos de peregrinação(69) Nota do Autor, perseguições, indigência honrada, trabalhos, sosobras (sic) e riscos.

Se a soma de todos estes títulos pudesse ser de algum peso na balança da equitativa justiça de V. Ex.ª, me atrevera a suplicar-lhe humildemente quisesse comprazer-se em propor a minha pessoa para o reemplazo do senhor Gonçalves da Cruz, de quem mesmo tenho savido (sic) que o meu colega, o Meneses, redator responsável e aparente do Tamoio, tem sido despachado com igual destino para a Holanda(70) Nota do Autor.

O senhor De Simoni entrará para com V. Ex.ª em detalhes mais minuciosos sobre o objeto desta minha súplica, que concluirei, para não ser mais molesto, com dizer que, a mais de todos os conhecimentos pessoais e locais, me acho já mui perto do lugar dessa missão: possuo perfeitamente o idioma do país, e sou bastantemente destro no jogo da linguagem, assim como no toque das teclas da diplomacia.

Quando isto não possa ter lugar, compadeça-se V. Ex.ª do crítico da situação em que me acho, e digne-se fazer que esse governo passe uma livranza (sic) de subvenção a meu favor, ao senhor presidente de Cuiabá, à conta do que de líquido se me deve, suficiente para que possa acabar, com alguma comodidade e decência, a empreendida viagem.

Sou no entanto com a mais alta veneração, e profundo respeito,

De V. Ex.ª

humilde e rendido servidor José Estêvão Grondona(71) Nota do Autor

Sta. Ana de Chiquitos, marzo 18, de 1833."(72) Nota do Autor

Vultos do Império - Página 40 - Thumb Visualização
Formato
Texto