em todas as seções da espécie, um mesmo nível de possibilidades progressivas, de poderes de aquisição.
Para legitimar a reação dos impulsos da força, da autoridade, das supremacias privilegiadas impunha-se derruir o princípio tutelar das aspirações contrárias; e, pois que a época era de renascimento científico, e o argumento científico trazia uma arma nova, de tremendos efeitos, a reação vestiu roupagens científicas, apoiando seus preceitos com todos os aparatos da observação e da experiência. A feição nova da volonté de puissance tinha forjado o seu arsenal de combate.
Não se poderia achar prova mais clara da natureza política deste movimento, do que a que mostram a semelhança e simultaneidade das diversas doutrinas aristocráticas, predominantes na ciência social. Gobineau e Malthus, Vacher de Lapouge, certas filiações políticas e sociais do darwinismo, Nietzsche surgiram, de origens e de fontes diversas, quase na mesma geração, chegando, por métodos todos científicos, à mesma conclusão: a afirmação da superioridade morfológica, irredutível de certas raças e certos povos.
Este período é justamente aquele em que a ideia da igualdade humana, já assentada no terreno