O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

os caracteres físicos e os caracteres psíquicos jamais se conseguiu afirmar com dados definitivos e irrefutáveis. Recentes investigações, do mais ilustre, talvez, dos antropologistas amerinos, o Sr. Boas, demonstraram que os caracteres somáticos de uma raça alteram-se, notavelmente, de uma geração para outra, com a simples mudança para um meio novo.

São caracteres que nas mensurações antropométricas e comparações antropológicas se tinha conseguido distinguir e classificar com rigor. Ficou demonstrado que, a respeito destes caracteres, ligados habitualmente à capacidade psíquica do homem, o tipo da raça não é um tipo definitivamente fixado. A própria cor, quase irredutível entre os extremos, cede à ação do ambiente, mas a cor não foi jamais relacionada com os caracteres psíquicos.

Antes já de Boas, Ratzel, uma das maiores autoridades contemporâneas em assuntos de etnografia, havia escrito esta sentença: "A raça, como tal, nada tem que ver com a civilização. Seria insensato negar que, em nosso tempo, a mais alta civilização tem estado nas mãos das raças brancas ou caucásicas; é fato, porém, igualmente importante, por outro lado, que, por milhares de anos, em todos os movimentos civilizadores,

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 130 - Thumb Visualização
Formato
Texto