O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

gênio metafísico desvairado pela grandeza teatral de uma idade agitada e forte, que a poesia tornou heroica, contemplada, através da sua imaginação épica e com uma cultura toda filológica, sem nenhum senso da realidade histórica — eram muito para a dialética e dispunham de imensa autoridade, porém não davam à teoria a pedra fundamental de um monumento persistente.

Esta base foi achada por alguns dos discípulos de Darwin. Exagerando o fator da luta pela vida na seleção natural, o grande filósofo naturalista atenuara a eficiência deste fator, na seleção social, e, lógico, com a sua concepção do transformismo, admitira a transmissão hereditária dos caracteres adquiridos pelo indivíduo — caracteres que, formados em cada indivíduo, primeiro, pela luta pela vida e, depois, pelos fatores acessórios da adaptação, da seleção sexual, etc., realizavam a sobrevivência dos mais aptos, e, transmitidos por herança, iam fixando e aperfeiçoando a espécie, até que a influência de fenômenos diferenciadores viesse operar a caracterização de espécies novas.

A esta teoria aderem, francamente, seu êmulo, o descobridor contemporâneo do transformismo e da seleção natural, A. R. Wallace, Bates, Bateson, todos os representantes ingleses

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 132 - Thumb Visualização
Formato
Texto