O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

lutas violentas. Operam-se através de gerações que de há muito caminham, submetendo os meios físicos às modificações da vontade, da ciência, da arte — suavizando os processos da ação social. O tipo físico, que já não encontra as mesmas condições materiais em que se elaborou, degenera, ao calor das habitações, nos hábitos de conforto, entre a multidão de cuidados com que a sociedade e a civilização vão protegendo a sua nova criatura: o animal desembrutecido, a figura apurada de homem moderno.

Por isso, os homens das outras raças, como os das regiões mediterrâneas, de que somos, em grande parte, herdeiros, mais afeitos ao calor, mais ágeis, mais nervosos entram para a concorrência com a vivacidade, a ductilidade, a imaginação, a rápida percepção e a decisão pronta, mais próprios para as lutas intensas, os esforços rápidos e fulgurantes da inteligência e do caráter, em nossa era.

A adaptação física e a social são o modelador étnico do homem. É preciso haver, de todo, extraviado o espírito no labirinto dos pormenores morfológicos, das confrontações dos esqueletos do homem moderno com os dos primevos, para não perceber a evidência que resulta do simples

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 145 - Thumb Visualização
Formato
Texto