O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

A diminuição da fecundidade e a esterilidade, resultando da ausência de afinidade sexual, demonstram uma debilitação genética, ou uma inaptidão de progênie, na união.

Ora, se se considerar que a diminuição da fecundidade ou a esterilidade pode não ser o único resultado mau do cruzamento, e que as teorias biológicas mais autorizadas, favoráveis, umas, à doutrina da superioridade de certas raças, e outras contrárias, tendendo, todas, ou a afirmar a degeneração humana nos casos de cruzamento, ou a declarar indiferentes os efeitos do cruzamento — às observações antropológicas juntam-se razões bioIógicas bastantes para que se evitem, quanto possível, os cruzamentos.

O problema é extremamente difícil e depende da verificação de não pequeno número de conceitos científicos ainda pouco assentados. Entre estes ocupa lugar saliente o dos caracteres, morfológicos ou físicos, das raças e das variedades. Que são tais caracteres e que valor têm, como elementos de distinção qualitativa, entre tipos humanos? Há diferença de natureza entre os elementos que distinguem as várias raças, ou simples diferença de forma, de quantidade, ou de grau de desenvolvimento? Se há distinção qualitativa, qual o alcance desta distinção?

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 161 - Thumb Visualização
Formato
Texto