O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

outros, da quase completa ausência desses meios de conservação e de progresso, para o indivíduo e para a estirpe.

A quase totalidade do nosso povo não possui ainda habitação conveniente, mal se precata das intempéries, pouco conhece dos hábitos e dos instrumentos favoráveis à saude, não tem educação de espécie alguma; e a pouca instrução que recebe é antes de ordem a lhe perturbar o espírito na solução dos problemas práticos e a desviá-lo dos cuidados reais e dos pensamentos positivos da existência, que de lhe abrir os olhos e lhe mostrar o caminho, para a conquista do vigor do corpo e da mente.

A alimentação é escassa, no Brasil, para a grande maioria do povo; insuficiente e má, para quase toda a gente, nos próprios grandes centros, entre as classes médias; mesquinha e grosseira, para os homens do povo; imprópria e caríssima, para os abastados.

Outra causa, cujo valor se exagera, é a das moléstias. Há uma certa atividade de espírito terapêutico em toda a sociedade moderna, e a feição contemporânea das inteligências é a de uma prenunciada tendência para a diagnose nosológica e para a clínica, individual ou social, física ou psíquica. Tudo é moléstia e tudo é curável medicamente,

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 170 - Thumb Visualização
Formato
Texto