O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

A questão do valor intrínseco do solo é um problema tão complexo, depende tanto de dados, ainda insuficientes, de geologia e de agronomia, e do estudo comparativo das utilidades e das necessidades atuais e futuras do homem e da sociedade, que toda pretensão de formular sobre ela juízos categóricos é, pelo menos, prematura.

Pondo-a de parte como tese, há um aspecto da nossa riqueza natural que se nos impõe à atenção: a da relação do clima com a produtividade da terra. A natureza equatorial e tropical carece de certos elementos primordiais de conservação da fertilidade das terras e da regularidade das produções: os gelos e as neves, mananciais de águas correntes e fontes de umidade, para a atmosfera e para o solo; a queda anual das folhas, origem da terra vegetal.

Em nossos climas, estes elementos são substituídos pelas condensações atmosféricas, alimentados os terrenos pelas águas que aí se formam. Preservar as florestas, nos espinhaços das serras, nos altos dos morros, nos planaltos, nos pontos elevados, e, em geral, em toda a parte onde a derrubada não for imposta por necessidades reais das populações no cultivar a terra por processos racionais, intensivos e conservadores, torna-se, assim, para nós, um interesse vital, de dobrada importância,

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 212 - Thumb Visualização
Formato
Texto