definitivos, sem a forma de combate que os fatos me impuseram.
Ainda uma vez ficou aqui demonstrado que a maior independência moral é garantia fragílima à firmeza de projetos e à segurança de planos. Uma sociedade perturbada, aos azares do desgoverno, não deixa livre a mais sólida vontade. Se Tennyson tinha razão quando escreveu: I am a part of all I have seen, a vida parece toda concertada para nos convencer que, muito mais que frações das cousas que temos visto, somos penas e flocos de neve, à mercê de todos os ventos que varrem a sociedade.
E se um propósito forte e tenaz vence, por vezes, os estímulos do interesse e da ambição, e as próprias solicitações da saúde, não há resistência possível ao comando do patriotismo, quando nos aponta o cumprimento de um dever, inscrito na alma, como voto de apostolado, desde a idade primaveril em que lançando-nos à vida, abrimos à fecundação dos ideais a flor do nosso espírito...
Meus estudos eram o reatamento de uma vida intelectual e moral, nascida com as primeiras inspirações da mocidade, que os azares da existência e, principalmente, os da política haviam perturbado.