O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

A pretensão intolerante de exercer essa espécie de superintendência sobre a conduta e as opiniões de outros povos, que é da essência da tirania, invoca a doutrina de Monroe. Indivíduos irrefletidos, que não veem a diferença entre a ação legal e a força física, sustentam que a doutrina de Monroe é um título de intervenção nos negócios internos das nações mais fracas do novo mundo. Contra estas supostas doutrinas muitos protestos têm sido levantados, tanto nos Estados Unidos, como na América do Sul. Estes protestos não têm aplicação à verdadeira doutrina de Monroe."

A transcrição destes trechos tem o alto valor de dar ao nosso país a imagem clara e iniludível do pensamento político dos americanos, expresso pelo órgão de seus mais eminentes estadistas.

Como sucede com todos os pensamentos novos, surpreendeu este, em começo, a nossa opinião, habituada a ter por dogmas ideias correntes, e a adotar por critério, de julgamento e de ação, conceitos gerais e fórmulas vagas. Em nosso país, mais que em qualquer outro, a força dessas generalidades e abstrações é ainda poderosíssima.

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 34 - Thumb Visualização
Formato
Texto