Wilson, candidato, em mais de uma eleição, à presidência da República, e figura muito popular em seu país, por seu talento oratório e pelo ardor de suas opiniões democráticas:
"É uma política esta que toma o lugar da dollar diplomacy. O capitalista estrangeiro foi muitas vezes um elemento perturbador na América Latina."
Depois da palavra dos chefes do partido democrata, atualmente no poder, eis a palavra de uma das mais ilustres figuras do partido republicano: o Sr. Elihu Root, ex-ministro do sr. Theodor Roosevelt e, inegavelmente, o homem de maior capacidade em seu partido:
"Uma falsa concepção da doutrina de Monroe, do que ela prescreve e do que ela justifica, de seu escopo e de seus limites, invadiu a imprensa e afetou a opinião pública, nestes últimos anos. Grandiosos planos de expansão nacional invocam a doutrina de Monroe. Interesses por obrigar os países da América Central e do Sul a fazer ou deixar de fazer qualquer cousa de que cidadãos americanos possam tirar proveito invocam a doutrina de Monroe. Ambições de glória nacional, alimentadas por cérebros muito vazios para apreenderem, em seu conjunto, o senso do dever nacional, invocam a doutrina de Monroe