O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional

O nosso país precisa, de uma vez por todas, formar um espírito e uma diretriz prática, que o conduza, salvando-o do atravancamento das opiniões e das tendências particularistas e sistemáticas em que está dividido, a organizar e pôr em movimento as suas próprias forças.

Tal é a base das conclusões destes estudos.

Estas causas podem ser resumidas em poucas linhas. As ideias em que se baseiam os estudos sociais e políticos até hoje feitos sobre a nossa vida, partem de postulados e dados, analíticos ou sintéticos, inferidos da vida e da evolução de povos de existência multi-secular, e de seu progressivo desenvolvimento em regiões densamente povoadas, sob ação dos fatores ordinários da formação e desenvolvimento das velhas sociedades e civilizações. Estas ideias não têm aplicação à interpretação dos fenômenos dos países, como o nosso, criados por descobrimento, com sociedades formadas por colonização, nem à solução de seus problemas.

A evolução destes países, criados por ato do homem, ou resulta de uma sucessão de outras criações, também conscientes e deliberadas, ou é reflexo de atividade dos outros povos — necessariamente dominantes, graças às vantagens do avanço e da força —, sempre contraria o interesse

O problema nacional brasileiro: introdução a um programa de organização nacional - Página 46 - Thumb Visualização
Formato
Texto