metalurgia — aos interesses e necessidades da nossa era.
Em abstrato, a questão da riqueza ou pobreza do nosso território é um problema sem interesse, pela simples razão de que, na prática, a nossa terra é pobre para a sua gente.
De parte a riqueza mineral, que não sabemos explorar — e que não convém explorar, por inoportuno, no interesse ela constituição nacional —, temos, como todos os países intertropicais, uma natureza contrária à exploração agrícola pelos processos europeus. Sem contar as forças e os elementos naturais inaccessíveis à ação humana, tais como os fenômenos da gravitação, do calor, da luz, das correntes marítimas e dos ventos, as regiões intertropicais têm, contra a sua exploração, o percalço climatérico da falta das geleiras e das neves.
Se as montanhas, os rios e as florestas são, em toda a parte, fontes e depósitos de fertilidade e de produção, e, portanto, de vida, estes elementos assumem, nas zonas intertropicais, um valor extraordinário, como únicos mananciais, que são de águas correntes, de chuvas e de umidade atmosférica.
Não tendo estudado os meios de conservar e de reparar tão preciosas riquezas do nosso solo;