"— Termo médio da vida das pessoas livres, conforme a estatística, 39 anos. Há muitas classes que vivem pior que os escravos, no Brasil(5) Nota do Autor. Qual será o termo médio da vida destes? Creio que será sempre menor".
"— Escravos importados antes de 1831, têm, pelo menos, 53 anos(6) Nota do Autor. Pelo termo-médio de mortalidade, muito poucos serão os que existam".
"— O tráfico cessou em 1853, e, portanto, os importados até este ano têm, pelo menos, 31 anos, e não em muito grande número os que existam".
"— Logo, devemos contar, para a emancipação, muito principalmente com os descendentes daqueles. Como emancipá-los gradualmente pela lei?
"Segundo a de 28 de setembro de 1871, só é escravo o matriculado de mais de 13 anos.
"Os de 30, são os que prestarão mais serviço, e os de 60 já o terão prestado 30 anos, e merecem sua emancipação por lei, sem indenização a quem já tirou dele o maior lucro.
"Por isso o maximum de preço de emancipação seria o da idade de 30, havendo também um minimum. Até 30 anos, contando de 13, para cada ano ou mais de meio ano, o maximum de preço da emancipação, de 13 mais tantos trigésimos do preço de 30, quantos os anos, menos 13, do escravo a emancipar, havendo também um minimum, na mesma proporção, relativamente ao minimum marcado para os 30 anos. Desta idade até os 60, haveria desconto na mesma razão, para os maxima e os minima de cada ano ou de mais de meio ano.
"A emancipação por lei, sem indenização, dos que tenham ou completarem 60 anos, pode-se dizer que dará só por si o resultado da emancipação do último escravo daqui a 60 anos menos 13 ou 47, isto é, em 1931. Seria muito tarde, embora deva-se atender a que o termo médio da vida do escravo é de