Zacarias de Góis e Vasconcelos, que no dia seguinte organizaria o segundo Ministério de que foi chefe, registrou o Imperador:
"Os sucessos da União Americana(1) Nota do Autor exigem que pensemos no futuro da escravidão no Brasil, para que não nos suceda o mesmo que a respeito do tráfico de africanos.
"A medida que me tem parecido profícua é a da liberdade dos filhos dos escravos, que nascerem daqui a um certo número de anos.
"Tenho refletido sobre o modo d'executar a medida; porém é da ordem das que cumprem realizar com firmeza, remediando os males que ela necessariamente originará, conforme as circunstâncias o permitirem.
"Recomendo diversos despachos do nosso Ministro em Washington(2) Nota do Autor, onde se fazem mais avisadas considerações sobre este assunto"(3) Nota do Autor.
Notas do Imperador quanto à abolição gradual
Outras notas de D. Pedro II, de 1884, referem-se à extinção gradual do cativeiro, mediante aumento do fundo de emancipação. Convém observar que se trata apenas de notas de estudo, que talvez pudessem servir de base a um projeto de lei. Redigiu-as provavelmente antes da apresentação, a 15 de julho desse ano, do projeto do Deputado Rodolfo Dantas, filho do Presidente do Conselho Manuel Pinto de Sousa Dantas, redigido pelo amigo de ambos, Rui Barbosa(4) Nota do Autor. Pois, se fosse posterior, a ele certamente se referiria.
É o seguinte o respectivo texto, em que somente atualizamos a ortografia e pontuação: