D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

"DIÁRIOS" DO EXÍLIO DE D. PEDRO II (1889/1891)

No Anuário do Museu Imperial, de Petrópolis, volume XV, relativo a 1954, publicamos uma relação de 43 "Diários, Cadernetas de Notas e Apontamentos de Viagens do Imperador D. Pedro II", que no respectivo Arquivo se encontram, por generosa doação da Família Imperial Brasileira.

Agora, já teríamos de ampliar de dois números a referida lista, por ali termos encontrado mais dois pequenos Diários: um de seu 15º aniversário, de alguns dias de dezembro de 1840, outro do segundo aniversário da antecipação de sua Maioridade, de 23 de julho de 1842. Ambos com registros de simples adolescente que comentava festejos de que era alvo, além da chegada do enganoso retrato da futura mulher, D. Teresa Cristina de Bourbon.

Publicações de "Diários" imperiais

Também já podemos acrescentar a publicação de mais alguns de seus Diários.

De parte do n.º 2, de 1859, quanto à Viagem Imperial à Bahia, sob o exagerado título de Diário da Viagem ao Norte do Brasil, um século depois publicado pela Universidade baiana, com anotações do Sr. Lourenço Luís Lacombe.

Dos de números 5 e 6, de 1860, quanto à "Viagem de D. Pedro II ao Espírito Santo", pelo Sr. Levy Rocha eruditamente comentado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, volume 246, de janeiro-março, de 1960.

Parte do de n.º 8, a Viagem de Petrópolis a Juiz de Fora, em 1861, de inauguração da primeira rodovia brasileira, a

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 265 - Thumb Visualização
Formato
Texto