D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

e, ao mesmo tempo, realizáveis, apresentar; a preferência dou-a eu ao Ireneo (sic) unicamente em igualdade de circunstâncias. Semelhantes concessões importam grave responsabilidade e por isso desejo que conheça perfeitamente o meu modo de apreciá-las"(26) Nota do Autor.

Confronte-se esse manuscrito imperial com o que, graças ao conhecimento de outra fonte, escreveu Alberto de Faria: "Apesar da certeza que tinha" (Mauá) "por declaração oficial, de que o Governo preferia contratar com ele em igualdade de condições", etc.(27) Nota do Autor.

D. Pedro II à sua Mãe de Criação

Uma das acusações injustamente feitas a D. Pedro II é a que lhe atribui certa frieza de sentimentos. À medida, porém, que melhor se esclarece a sua biografia, vai sendo desmentida essa imputação.

É o que prova, por exemplo, mais uma de suas cartas que, inéditas, se guardam em seu Arquivo. Dirigida a D. Mariana de Werna Magalhães Coutinho, em 1844 Condessa de Belmonte, sua mãe de criação, está vazada nos seguintes termos, que ninguém negará serem dos mais amistosos:

"Senhora Condessa

"Ontem à noite havia de ter o prazer de falar com sua filha(28) Nota do Autor, que, graças a Deus, já se acha de todo restabelecida.

"Não pode formar ideia da surpresa que tive, quando avistei a Leopoldina, ao aproximar-me ao desembarque do porto da Estrela(29) Nota do Autor, pensando eu que a interrupção das notícias

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 293 - Thumb Visualização
Formato
Texto