D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

em nossos Estudos de História Imperial(15) Nota do Autor. E no Jornal do Comércio, em artigo de novembro de 1959, examinamos o conteúdo do livro-borrador pelo Imperador usado em sua travessia marítima, de sua permanência a bordo das naus inglesas "Warspite" e "Volage", ainda na baía de Guanabara e até chegar às águas inglesas e francesas, com passagem pelo arquipélago dos Açores. Intitulou-se esse trabalho — "D. Pedro I na viagem da Abdicação" e baseou-se em códice pertencente a Sua Alteza o Príncipe D. Pedro Gastão de Orléans e Bragança, gentilmente posto à nossa disposição. Constitui capítulo seguinte a este.

Relato da Partida Imperial

Outro precioso depoimento sobre a partida para a Europa de nosso primeiro Imperador, depois de uma permanência de vinte e três anos no Brasil, onde chegara em 1808, aos nove anos de idade, encontramos no Arquivo da Família Imperial, que por sua generosa doação se guarda na Divisão de Documentação Histórica do Museu Imperial, de Petrópolis. No "Inventário" do mesmo, procedido pelo historiador Alberto Rangel, consta do maço 136, documento n.º 6.675, tendo por título — "Recordação histórica — 13 de abril de 1831 — Retirada de Sua Majestade o Senhor D. Pedro I". Dedicado a D. Pedro II e datado do Rio de Janeiro, 13 de abril de 1865, é de autoria de José Gonçalves da Silva, comerciante nascido em 1803 e falecido em 1868, ex-soldado da Imperial Guarda de Honra, de quem aqui publicamos outro trabalho, relativo às "Causas da Abdicação" de D. Pedro I.

Amavelmente copiado pela arquivista Sr.ta Áurea Maria de Freitas Carvalho, é o seguinte o respectivo texto, em que apenas corrigimos alguns evidentes lapsos, atualizando-lhe a respectiva pontuação e ortografia:

"Depois dos acontecimentos do dia 7 de abril de 1831, dia em que Sua Majestade Imperial o Senhor D. Pedro I recolheu-se,

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 37 - Thumb Visualização
Formato
Texto