D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias

"Uma noite histórica (Do alto de uma janela do Largo do Paço)" — foi essa primorosa reportagem, aparecida em seguida ao acontecimento e que provocou intensa sensação, ainda nos primeiros dias do novo regime. Reconstituição histórica mais ampla, relativa ao mesmo episódio e incluindo a viagem para o exílio, foi a que no Jornal do Comércio publicou o seu antigo redator Tobias Monteiro, devidamente recolhendo-a, em 1913, em suas valiosas Pesquisas e Depoimentos para a História, em capítulo intitulado "Banimento da Família Imperial".

A partida para a Europa de nosso primeiro Imperador, a 13 de abril de 1831, não recebeu, ainda, idêntica pesquisa, apesar da minúcia com que tratam, alguns autores, de sua abdicação ao trono brasileiro, na madrugada de 7 do mesmo mês.

A diferença de situação entre pai e filho é evidente. Dom Pedro I não ia, propriamente, para o exílio, como D. Pedro II. Seguia em companhia da segunda Imperatriz, D. Amélia, e da filha mais velha, D. Maria II, Rainha de Portugal, de doze anos de idade. Aqui deixava, sob a tutela de José Bonifácio de Andrada e Silva, aquele único filho varão e suas irmãs D. Januária, D. Paula e D. Francisca, todos ainda na infância. A monarquia continuava sob sua dinastia, embora em um período de Regências, ao contrário do que ocorreu em 1889, quando houve mudança do regime político.

Outra diferença é que durante seis dias permaneceram em nosso porto D. Pedro I, D. Amélia e D. Maria II, ao passo que D. Pedro II e todos os membros de sua família que aqui se encontravam, foram apressadamente embarcados de madrugada, na canhoneira "Parnaíba", para a Ilha Grande, onde passaram para bordo do paquete "Alagoas", que, comboiado por um navio de guerra, o "Riachuelo", seguiu imediatamente para a Europa, como se os responsáveis pela nova situação política receassem sua permanência no país.

Em trabalho publicado em 1943, coligimos algumas "Cartas de D. Pedro I na semana da Abdicação"(14) Nota do Autor, incluindo-o, depois,

D. Pedro I e D.Pedro II – acréscimo às suas biografias - Página 36 - Thumb Visualização
Formato
Texto