Estudos de história imperial

meu amigo fosse primeiramente consultado, e que respondesse favoravelmente, como acaba de fazer, dando-me deste modo mais uma prova de sua amizade: resta-me agora como pai, como amigo da minha Pátria adotiva e de todos os brasileiros, por cujo amor abdiquei duas coroas para sempre, uma oferecida e outra herdada, pedir à Augusta Assembleia Geral que se digne confirmar esta minha nomeação.

Eu assim o espero, confiado nos serviços, que de todo o meu coração fiz ao Brasil, e em que a Augusta Assembleia Geral não deixará de querer aliviar-me desta maneira um pouco as saudades, que me atormentam, motivadas pela separação de meus caros filhos e da Pátria, que adoro.

Bordo da nau inglesa "Warspite", surta neste porto, aos 8 de abril de 1831, décimo da Independência e do Império.

PEDRO."

Hábil, principalmente, mas também altivo, é este documento, visando obter a aprovação de sua escolha, talvez na previsão de futuras dificuldades. Está muito longe, porém, em seu tom respeitoso e quase suplicante, da energia de outras Falas anteriores, em que, como Imperador, teve de dirigir-se aos "Augustos e Digníssimos Senhores Representantes da Nação".

* * *

Ainda mais significativa, quanto aos sentimentos pessoais do ex-Imperador, é a "Carta aos amigos", do dia 12, na qual, como um simples cidadão, deles se despede, agradecendo obséquios e levando sua magnanimidade a ponto de "lhes pedir perdão de alguma ofensa" involuntária. Renovam-se, aí, os temas da honra e da glória, habituais em sua pena:

Estudos de história imperial - Página 26 - Thumb Visualização
Formato
Texto