através de cartas, manifestos e entrevistas, procurava criar, no Brasil, um ambiente favorável à restauração monárquica, passou a ser, devotada e completamente, um oficial de ligação agregado ao Estado-Maior do Primeiro Corpo do Exército Britânico em operações na França. Adquirindo, em campanha, o mal que o faria sucumbir, em 1920, aos 42 anos de idade, D. Luís passaria os seus últimos anos em contínuo sofrimento, dando, então, à família piedosos exemplos de resignação cristã.
Igualmente morto em consequência da guerra, D. Antônio também contribuiria para o pagamento do tributo de sangue pelo Brasil oferecido à conflagração mundial. Servindo à pátria de seus maiores, embora vestindo a farda de um país americano, o Canadá, era o Brasil que ali representava, em Londres, no monte de destroços de seu avião, o bravo filho caçula de Gastão de Orléans e de Isabel de Bragança.
Mais feliz que os irmãos, competiria a D. Pedro acompanhar ao Brasil, em 1921, com o Conde d'Eu, os restos mortais do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Teresa Cristina, triunfalmente recebidos pela totalidade da população brasileira. Estabelecido, mais tarde, definitivamente, na mesma cidade em que