GUERRAS DO BRASIL INDEPENDENTE (1822-1945)
Tendo examinado, nos Estudos de História Colonial, as 16 campanhas militares em que se envolveu o Brasil, entre 1504 e 1821, aqui apresentamos, com o mesmo espírito de síntese, as sete guerras pelo nosso país travadas depois de sua independência política, de 1822 a 1945.
Fazemo-lo, não como incentivo a pendores belicosos que não possuímos, mas para mostrar como a defesa dos princípios do direito e da justiça sempre foi o objetivo que nos levou a gloriosamente lutar nas terras e mares do nosso continente como da própria Europa.
1 - GUERRA DA INDEPENDÊNCIA (1822-1825)
Proclamada a Independência brasileira, coube ao ministério de que era principal figura José Bonifácio dar o caráter de guerra externa, pelo Império do Brasil movida a Portugal, à situação de verdadeiro rompimento em que já vinham o governo regencial do Príncipe D. Pedro e o governo constitucionalista português, francamente tutelado pelas Cortes de Lisboa. Difícil e prolongada se afigurava a campanha, pois o poder efetivo do proclamador limitava-se, a princípio, ao Rio de Janeiro, com o apoio de São Paulo e Minas Gerais, enquanto permaneciam neutras outras províncias e francamente pela manutenção do status quo